sábado, 6 de março de 2010

O Rei voltou, viva o Rei


Com 70 anos e depois de dezenas de álbuns lançados, o multiartista Gil Scott-Heron volta tão novo e atual como era na década de 1970, lançando o disco I’m new here. Scott-Heron é considerado um dos principais poetas negros da cultura norte americana do século passado e um dos inventores/antecessores do rap. Dentre outras alcunhas que coleciona, foi chamado de o “Bob Dylan negro”. Não sabia que o velho poeta ainda estava em atividade, mas, buscando sons dele em alguns programas de troca de arquivos, me deparei com esse disco que até agora tem sido o melhor lançamento de 2010 que tive conhecimento.
O álbum é bastante interessante. O tom revolucionário e irônico das décadas anteriores é deixado de lado para dar lugar a músicas mais intimistas, às vezes melancóliacas. Para mostrar que não perdeu o bonde da história, Gil Scott dialoga com grandes artistas da música estadunidense contemporânea. O disco começa e termina com samples de 'Flashing Lights' do disco Graduation do Kanye West. Outra grata surpresa nesse sentido é ouvir a faixa que dá nome ao álbum, uma versão da música de Bill Callahan gravada no disco ‘A river ain’t too much to love’. Com um belo arranjo de cordas e com vocais quase falados, a versão de Heron vale muito a pena de ser escutada.
Versões de clássicos antigos também aparecem no disco, como a gravação de ‘Me and the devil’ do blues man Robert Johnson, mas os arranjos modernos com muitos recursos eletrônicos dão outra cara para as canções trabalhadas no álbum.
Fica aqui a dica, infelizmente o disco é curto, mas os 29 minutos de audição são intensos. Para quem não conhece a obra de Gil Scott-Heron, é interessante dar uma sondada no clássico ‘The Revolution will not to be televised’ e nos discos iniciais de sua carreira.

2 comentários:

  1. Boa dica, ja to baixando. Depois digo o q achei.

    ResponderExcluir
  2. Baixei o disco, realmente é muito foda. vale a pena mesmo galera, mas calma-la q semana q vem ja colocaremos no HD-TChu.

    ResponderExcluir