terça-feira, 10 de agosto de 2010

EUA em cores

Alberto Hektor

Semana passada, meu amigo André, que trabalha comigo na Câmara, me passou um link de fotos realmente impressionantes dos EUA, publicadas pelo jornal americano Denverpost. A primeira série que vi chama-se "American in color of 1939 - 1940". Em cores, as fotos retratam os efeitos da depressão em pequenas cidades rurais de estados como Connecticut, Aroostook, Massachusetts e Georgia.

As imagens revelam as características da arquitetura, vestuário, trabalho, transporte, eventos culturais, publicidade e comida. É possível notar também a segregação racial, já que não há fotos de brancos e negros juntos.

Numa das fotos é possível ver na mesa, onde uma família come, uma lata de "karo", que aqui no Brasil era famoso pela produção de um mel industrializado que tinha como símbolo um macaco. A madeira é essencial nas construções. Há poucos prédios de tilojos. Um deles, numa foto de uma mercearia, traz uma tabuleta de publicidade da Coca-Cola bem "moderna" em relação aos letreiros mais grosseiros das vendas de "beer", "cafe", "druggs", "tabaco", entre outros.

No final, há imagens muito interessantes de construção civil, de ferrovias e um angar repleto de aviões. Gostei muito dos retratos. Segundo o texto publicado com as fotos, os registros pertencem a Biblioteca do Congresso. Vale a pena ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário