sexta-feira, 3 de junho de 2011

Uhuuu!Antídoto antiensimesmação

Há pessoas que têm preconceito musical, gostam e desgostam de algo antes mesmo de se dar ao trabalho de ouvi-las. O preconceituoso parte do princípio de que suas bandas preferidas sempre serão melhores que a música que ele está por ouvir. Afinal, onde já se viu uma banda ser melhor que Iron, Engenheiros, Ramones ou Kiss? O disco mais novo que o preconceituoso ouviu com carinho vai completar 20 anos no mês que vem, e ele continua achando que não há nada de novo e interessante no cenário musical.




Pois bem, Uhuuu! do Cidadão Instigado é um disco para ouvidos sem preconceito. Quem, por exemplo, acha que não existe a possibilidade de ouvir uma música boa que seja influenciada pelo brega de Odair José ou pelo rock de Raul Seixas não vai gostar desse álbum.


Os que se derem ao prazer de escutá-lo vão ouvir uma música eletrizante: letras inteligentes que fluem na mesma grandeza quando tratam de temas líricos ou prosaicos, um humor que dialoga com o surrealismo e a com a ficção de George Orwell, melodias que lembramos de algum lugar no fundo da memória, mas não temos a certeza exata de onde vêm.


O que é mais marcante no álbum é a busca por um diálogo. Isso ocorre por meio do uso do imperativo na primeira música “O Nada”, na conversa com o par amoroso em “Dói” e em “Como as luzes”, na prosa sobre o medo que acontece em “Doido”, ou no bate papo virtual que tem com Neil Young em “Homem Velho”. Além das influências, é claro, que, além dos citados, não podemos esquecer de Tom Zé.


A ensimesmação passa longe de Uhuuu! O medo e a libertação do medo são temática recorrente. O medo, no álbum, aparece nas paranóias e sensações de estarmos sendo observados, em alguns momentos encontramos nas letras os ruídos das grandes cidades, nomes de remédio e a atmosfera que George Orwell tinha previsto em seu 1984. Mas a sua libertação pode ser encontrada também através de ações inusitadas para o mundo contemporâneo, como a que aparece na primeira música do álbum, na qual o eu lírico nos aconselha a não nos fecharmos em casa, mas para abrir as portas de casa e deixar os ladrões levarem tudo o que quiserem:“daí,quando você tiver a certeza de que não possui mais nada e que até a sua própria dor não lhe pertence mais/talvez em algum momento você se livre desses pensamentos”.


Seja pela riqueza de ritmos, pela engenhosidade das letras ou pela diversão garantida, Uhuuu! é um dos melhores disco de rock produzido no Brasil nos últimos anos e merece ser ouvido com carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário